domingo, 27 de novembro de 2011

Mostra de trabalhos: ainda tem foto!!

Maquetes

Casario dos alunos da professora Maria do Carmo para o EJA

Criatividade

Desenhos

Desenhos do pessoal do Eja

Latas decorativas das alunas da professora Sonia

Curso de Pintura em tecido da professora Sônia

Nossa Mostra de trabalhos rendeu muita coisa boa. Acompanhe as produções aqui registradas.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Segundo Seminário de Pesquisa em Educação do Campo










Regina é nossa representante no projeto e narra abaixo suas impressões sobre o encontro e a programação do evento
             
                                                                                                          * Regina Batista
Nos dias 16,17e 18 de novembro aconteceu em Florianópolis O segundo seminário de pesquisa em Educação do Campo. Se fizeram presentes participantes de diferentes lugares do país. Além dos três estados do Sul estiveram presentes representantes do Pará, Rondônia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Amazônia e Rio de Janeiro com palestras e  trabalhos que estão sendo desenvolvidos nessas regiões ou em projeto inicial. Houve, também, a participação internacional de uma pesquisadora da Universidade de Zaragosa na Espanha, Profª Pilar Abós. Dentre os pesquisadores brasileiros que já desenvolvem  estudos em Educação do Campo estavam Bernando Mançano Fernades, Walmir Stropossolas, daUFSC, Antônio Munarim, que coordenou o encontro, Miguel Arroyo, da UFMG, Salomão Hage, da UFPA, Edla Soares. do CEE- PE e Conceição Paludo, da UFPEL.

Os Temas das palestras foram: “Educação do Campo: Desafios políticos e epistemológico  “Experiências em Educação do Campo em países Ibero-Americanos” 
“Campo, ruralidades e territorialidades: desafios para pesquisa”
 “Pesquisa e práticas pedagógicas: desafios na Educação do Campo”

 Trabalhos apresentados:           
Eixo 1 – Educação do Campo trabalho e movimentos sociais
 Eixo 2 _ Educação do Campo e Políticas Públicas
Eixo 3 _ Educação do Campo e Práticas Pedagógicas.
 Eixo 4 _ Educação do Campo, Infância e Juventude
 Eixo 5 _ Educação do Campo, Território e sustentabilidade
 Eixo  6 _ Educação do Campo e Educação Especial: Situação atual, demandas e perspectivas
 Foram apresentados dois filmes documentários: O Celibato do Campo (Ilka Goldschimidt Vitorino e Cassemiro Vitorino) e  Mulheres da Terra ( Wil Martins ).

Foram três dias de muita informação que eu não conseguiria reproduzir neste espaço na íntegra, mas o que ficou de mais importante pra mim é que estamos iniciando no Rio grande do Sul, um desafio de mudanças gerais na forma de ver a educação  e a formação das novas gerações, o que se busca nas novas conjunturas sociais vivenciadas. Trabalhar o ser humano em seu global não é um assunto novo, mas com certeza nos foi lançado o desafio de sair da constatação para uma real ação educativa que ajude as crianças e jovens a entender o mundo moderno sem perder  a capacidade de sentir, criticar, agir com autonomia em seu espaço, buscando sua qualidade de vida  sendo solidário com seu semelhante. Pessoas que saibam ler o mundo para dele fazer parte e contribuir como sujeitos cidadãos sendo protagonistas de sua história. Também percebi que essa visão está difundida para além das fronteiras do nosso país. Que os problemas e dificuldades que enfrentamos não são diferentes em outras regiões do país e fora dele. Trago como  exemplos  o auto índice de repetência , as aprendizagens cada vez mais deficitárias, a falta de compromisso das instituições  e  de alguns profissionais e a falta de condições mínimas para desenvolver uma educação   de qualidade.
                   Todos os palestrantes estavam num uníssimo quanto à necessidade de que se inverta a concepção de espera que as soluções venham de cima para baixo mas que se comece uma mudança de baixo para cima. Para isso é importante que os sujeitos todos saibam  buscar seus direitos, saibam lutar e levar com coragem uma discussão que vise o bem comum social e que possam viver com dignidade, percebendo-se que a escola deve ser o local onde essas ações sejam discutidas e que haja participação desde a mais tenra idade para que se conheça seus espaços, seus problemas, suas necessidades e assim começar um movimento para que as mesmas sejam atendidas.

* Professora do currículo e nossa representante na pesquisa do Projeto Observatório do Campo

MOSTRA DE TRABALHOS


Regina a caráter homenageando as africanidades

Histórias africanas

Cultura afro

Artesanato afro

Maquiagem tribal

Cabelo afro em alta


Os pequenos e suas maquetes

O verde

A natureza

Trabalhos dos segundos anos: professora Roberta

Professoras Sandra e Roberta expondo o trabalho dos alunos

Aprendendo a usar o relógio

Vocabulário

Brinquedos

Painel

Neste último sábado, 19 de Novembro, nossa escola realizou sua Mostra de Trabalhos, apresentando os resultados  das atividades propostas pelos professores durante o ano. Confira tudo de bom que aconteceu por lá.
Por Maribel Felippe

Dança, a poesia do gesto


O nosso grupo de dança  "Na Ponta dos Pés" estará participando do espetáculo "Dança, a poesia do Gesto" que ocorrerá no dia 02 de dezembro, às 20 horas, no anfiteatro do Colégio Municipal Pelotense. O evento é uma parceria do Colégio Municipal Pelotense e da Escola João da Silva Silveira, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto e sob a coordenação das professoras Cíntia Morales e Rita Gomes. O espetáculo é aberto ao público e os ingressos podem ser adquiridos no local.

Prof. Ricardo Moreira

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Escola visita a SMED e apresenta projetos

Diretor conversa com o Secretário, Ademar Ornel, e com o professor Neiff Satte Alam

Alunos puderam participar da reunião e expor reivindicações

A partir do curso de Educação Empreendedora, ministrado pelo Sebrae em parceria com a SMED, do qual participaram cinco professoras da nossa escola, foi criado o projeto “Mãos Dadas” que foi entregue nesta manhã ao Secretario Municipal de Educação e Desporto, Ademar Ornel, pelo diretor da escola, prof. Ricardo, acompanhado pela Orientadora Educacional, profª Venilda e por vários alunos. O projeto tem por objetivo contribuir na melhoria do ambiente da escola e envolve toda a comunidade escolar com o desenvolvimento de atividades como ajardinamento , colocação de cartazes e murais, cercamento e pintura da escola. Também estão previstos palestras e encontros para a conscientização sobre a importância de se preservar o patrimônio público e sobre meio ambiente. Na reunião, solicitamos ao secretario a pintura da escola na parte que não será reformada, o conserto dos banheiros antigos e também que seja recolocada a cerca ao redor da escola para dar mais segurança aos alunos. Durante o planejamento do projeto com os alunos surgiu a necessidade de se conversar com o secretário sobre uma necessidade antiga que é a construção de uma quadra coberta ou um ginásio de esportes já que a nossa escola é uma das poucas de ensino fundamental completo com três turnos que não dispõe deste recurso. Os próprios alunos argumentaram ao secretário sobre a importância desta reivindicação  para evitar que alunos e professores tenham que se submeter ao sol forte ou à neblina e até mesmo à chuva no desenvolvimento das aulas de Educação Física, o que representa risco para a saúde. O Secretário disse compreender a necessidade da escola e achou justa a reivindicação se comprometendo a visitar a escola ainda este ano para verificar as condições de construir uma quadra coberta no próximo ano. Por fim, aproveitamos a oportunidade e convidamos o Secretário, bem como a sua equipe da SMED para prestigiar a nossa Mostra de Trabalhos que ocorrerá no dia 19 de novembro próximo, na própria escola, ocasião em que estaremos expondo os trabalhos realizados durante o ano nas diversas áreas do conhecimento.
Prof.Ricardo Moreira
Diretor

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

FOTOS FOTOS FOTOS FOTOS FOTOS FOTOS FOTOS FOTOS

Halloween: festa de todas as bruxas e bruxos

Halloween: Regina com alunos

Halloween: Adriane e Elenita
Mateada: Ricardo e Bethania

Noeli e Ricardo

Maria do Carmo e Ricardo

Cássia e Ricardo
Luísa e Ricardo
Inês e Ricardo
Zezinho e Ricardo
Carla e Ricardo

Escola na Feira do Livro


Ouvir histórias é sempre bom

Professoras e alunos curtem os livros

Alunos, professoras e mães visitando o chafariz

Brincadeiras nos brinquedos da praça

As crianças sempre curtem muito a visita à Feira do Livro e este ano não foi diferente. Na última quinta-feira, dia 10 de novembro, nossos alunos puderam visitar a feira e conferir as novidades literárias. Aproveitaram também para apreciar a beleza da Praça Coronel Pedro Osório e se divertiram muito entre colegas e professores.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

VI Mostra de Arte na Escola

Cartaz do evento

Cena da coreografia Caindo na Internet

Cena da coreografia Caindo na Internet

Cena da coreografia No escurinho do Cinema

Cena da coreografia No escurinho do cinema

Nosso grupo de dança, denominado "Na ponta dos pés", sob o comando da professora Rita Gomes, apresentou-se nesta última quinta-feira, na Mostra de Arte realizada no Colégio Municipal Pelotense. Nossos pequenos fizeram bonito nas duas coreografias apresentadas sendo muito aplaudidos e aclamados com pedidos de bis. A performance diferenciada das crianças fez com que fossem convidados a se apresentar no Colégio Sinodal Alfredo Simon, no dia 25/11. "Foi espetacular e todos queriam ver de novo", disse Pablo Ramos, aluno do 3º ano. "Pediram bis", disse Júlia Gomes, aluna da 5ª série.  A VI Mostra de Arte na Escola foi organizada pela SMED e contou com a presença de várias escolas, entre as quais EMEF Deogar Soares, Mariana Eufrásia e Pelotense. A mostra incluiu arte, música, dança e teatro.
Por Maribel Felippe