sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

And the Oscar goes to...

O surpreendente Cisne Negro
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O eletrizante 127 horas


O polêmico A rede Social

O moderno Minhas mães e meu pai

O fofíssimo Toy Story

Muito provavelmente, com essa expressão, “and the Oscar goes to" (... e o Oscar vai para”), na madrugada desta segunda-feira, em Hollywood, a Academia de Cinema escolherá os melhores desempenhos da chamada sétima arte para o ano de 2010. A frase da premiação, no entanto, nem sempre foi a mesma. Há alguns anos, os apresentadores da festa do cinema, ao abrirem os envelopes com os nomes dos felizes eleitos diziam “and the winner is” (e o vencedor é), expressão esta - que excepcionalmente foi ouvida no ano passado, depois de estar em desuso desde 1988 - e que foi mudada, talvez, em virtude de não ser tão politicamente correta como a que dá título a esta matéria, vez que não parece ser adequado dividirem-se os indicados entre vencedores ou vencidos, e sim entre os que levam ou que não levam para casa a famosa estatueta. Quanto a ela, cabe salientar, a título de curiosidade, que teria recebido o nome Oscar em virtude de uma passagem engraçada que teria ocorrido quando de sua criação. A secretária da Academia, Margaret Herrick, teria olhado para o troféu e comentado: "It looks like my uncle Oscar" (Parece o meu tio Oscar!) Curiosidades à parte, a Academia premiará, no dia 28 próximo, profissionais do cinema em diversas categorias. Entre as mais importantes podemos citar melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor diretor, melhor fotografia, melhor montagem, melhor roteiro original, melhor roteiro adaptado, melhor curta de animação, melhor filme estrangeiro, melhor som, melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante. Vale a pena ficar acordado no madrugadão para acompanhar a festa, e depois se preparar para assistir aos filmes. Bom cinema é cultura! Além do que, o documentário Lixo Extraordinário é o Brasil no Oscar. Vamos torcer!


Por Maribel Felippe

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bolo de Caneca

A criançada adora!

Para aproveitar esse finalzinho de férias nada melhor do que experimentar receitas novas, fáceis e divertidas. A receita do Bolo de Caneca, enviada por nossa leitora Joana Moreira, é uma maneira simples e saborosa de manter a criançada ocupada. Então mãos à obra, pessoal! Experimentem e digam como ficou!




Ingredientes:

1 ovo
4 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de chocolate em pó
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de café de fermento em pó


Modo de Fazer:

1. Em uma caneca de 300 ml bata o ovo e o açúçar
2. Acrescente o óleo e o chocolate em pó e bata mais um pouco
3. Junte a farinha e o fermento em pó e misture
4. Leve a caneca ao microondas por 3 minutos
5. Retire do micro-ondas com cuidado e espere esfriar.
6. Coloque a cobertura de sua preferência


Bom Apetite!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Valentine's Day

O santo dos apaixonados

Cartões são chamados valentines

Uma celebração em Hong Kong

Em alguns países, como Estados Unidos e Inglaterra, hoje, dia 14 de fevereiro, é celebrado o Dia de São Valentim, (Valentine’s Day, em inglês), para eles o dia dos namorados. Mas por que essa data e quem foi São Valentim? Conta-se que sua origem está em um acontecimento ocorrido na segunda metade do século III na cidade de Terni, a 75 km de Roma. O Império Romano era então governado por Claudius II (268 – 270) que estava envolvido em diversas campanhas militares consideradas demasiado sangrentas, o que levou a dificuldades no recrutamento de novos soldados para as legiões romanas. Tendo o Imperador considerado que a razão destas dificuldades residia no fato dos homens não quererem abandonar as suas namoradas, esposas e amantes, proibiu todos os noivados e casamentos em Roma. Contrariando essa determinação, Valentim, bispo de Terni, continuou a casar jovens apaixonados. Quando o Imperador tomou conhecimento da celebração dessas cerimônias, ordenou a decapitação do bispo Valentim, fato que ocorreu a 14 de fevereiro de 270. Mas em 498, o Papa Gelasius santificou-o, passando, então, o dia de sua morte a estar ligado aos apaixonados. Daí a passar a dia dos namorados foi mera consequência. A Inglaterra adotou essa data desde o século VII, e os EUA, desde 1700. Antes havia as Lupercais, festas pagãs da fertilidade que se realizavam em fevereiro. No entanto, as festividades em honra ao santo acabaram por substituí-las totalmente, tanto que hoje há muita agitação e muito comércio em torno dessa data.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Novo sistema de avalição melhora o rendimento dos alunos

Números para o Ensino Fundamental
(clique na imagem para ampliar)

Números para o EJA

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Já é possível perceber o resultado positivo da implantação da nova forma de expressão dos resultados da avaliação por meio de parecer descritivo que passou a vigorar plenamente a partir do ano passado em nossa escola. A mudança no processo de avaliação ocorreu a partir da decisão da comunidade escolar de mudar a forma de avaliação a partir dos debates e da elaboração do nosso Projeto Pedagógico. Começou com a implementação nas séries iniciais (pré à 4ª série, depois na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, a partir do ano passado, nas séries finais do ensino fundamental (5ª à 8ª série), contemplando todos os níveis e modalidades de ensino. Para que a proposta desse certo foi necessário muito estudo, muitos encontros e debates além de uma modificação de postura de todos os envolvidos uma vez que o processo passa a avaliar o aluno como um todo e não apenas em relação ao conhecimento. Os princípios da avaliação por parecer descritivo partem do pressuposto de que: todos podem aprender e que a aprendizagem não é um processo linear, ou seja, não acontece para todos no mesmo espaço e tempo; permite considerar e organizar o trabalho pedagógico respeitando todos os níveis de cada aluno, em tempo próprio, uma vez que necessidades e prioridades diferenciadas não podem ser deixadas de lado na realização do trabalho pedagógico. O resultado deste trabalho foi a elevação dos índices de aprovação que passaram de 68,63% em 2008 para 72,27% em 2009 e em 2010 chegou a 84% no ensino fundamental. Já na Educação de Jovens e adultos (EJA) os índices foram de 53,84% em 2008, 73,07% em 2009 e 75% em 2010. Os números demonstram que o esforço de toda a equipe está dando resultados pois não só aumentamos os índices de aprovação como eles vêm crescendo ano a ano.

Ricardo Moreira

Diretor