quarta-feira, 29 de setembro de 2010

России можно только приветствовать!

A bandeira da Rússia já enfeita nosso contador de acessos

Traduzindo: Bem-vinda, Rússia! Ontem nosso blog conquistou mais uma marca importante: o acesso da Rússia! Agora já temos 15 países nos acessando. Ficamos tão felizes quanto aqueles europeus que, já quase no final da 2ª Guerra, aplaudiram a invasão de Berlim pelo Exército Vermelho. Os russos foram o primeiro exército vitorioso a entrar efetivamente em Berlim para libertá-lo das garras de Hitler na maior vitória aliada contra o Nazismo. Agora, pacificamente, que venham os russos!


Maionese Verde - Receita do Diretor


Em todas as reuniões pedagógicas da nossa escola, não falta um café com pão de casa e a maionese de leite com tempero verde, preparada pelo diretor. No encontro das escolas do campo o "creminho verde" fez o maior sucesso e foram muitos os pedidos para que colocássemos a receita no blog. Então aí vai:
.
Ingredientes:
.
1/4 de copo de leite
1/2 colher de café de sal (ou uma pitada de sal)
Óleo
Salsa e cebolinha
.
Preparo:
.
Colocar o leite e o sal no liquidificador; ligar na velocidade máxima e, com o liquidificador ligado, colocar o óleo em fio até que tome consistência. Picar a salsa e a cebolinha, colocar no liquidificador e bater mais um pouco para misturar os temperos com a maionese.
.
Bom apetite!

.
.


Ufpel faz mediação do encontro

As professoras da UFPel, doutoras Conceição Paludo e Rosa Lucas

O encontro de escolas do campo, realizado em nossa escola ontem, momento em que as quatro escolas rurais trocaram experiências, foi mediado pelas professoras doutoras Conceição Paludo, da Faculdade de Educação, e Rosa Elane Lucas, do ICH, ambas da UFPel. Interessadas em discutir os projetos pedagógicos das escolas participantes, as professoras buscaram ouvir e interpretar os relatos feitos pelas entidades envolvidas. A professora Conceição Paludo citou a fala do sociólogo Florestan Fernandes, para quem a universidade deve funcionar como um polo cultural da comunidade onde está inserida. Para as professoras, a escola não deve reforçar a visão capitalista da sociedade, mas sim proporcionar uma visão socializadora e humanizadora. Não deve funcionar como fator consolidador da divisão de classes. Segundo Rosa Lucas, deve haver uma via de duas mãos entre comunidade e escola, onde uma possa respaldar e refletir a outra. Pelo que as professoras ouviram na fala preocupada dos professores presentes, elas com certeza puderam perceber a questão da descaracterização das escolas do campo que hoje muito poucos aspectos rurais mantêm, podendo em muitos casos equiparar-se às escolas da periferia das cidades. Questionamentos como os que foram promovidos no encontro citado são muito importantes e necessários. As escolas do campo têm muito a dizer e ouvir.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

João da Silva apresenta seus projetos

O diretor apresentando nossos projetos

Falando pela nossa escola, o diretor Ricardo Moreira, apresentou aos participantes do encontro de educação continuada os nossos projetos, a estrutura da escola, seus objetivos e demais particularidades que nos irmanam às instituições educacionais que atendem o campo. Dentre os projetos citados estão o de Educação para a Paz, a Hora do Conto, Informática, Protetores do Janjão, Estudos de Recuperação, Dança e Artesanato, entre outros. Ricardo lembrou, também, das lutas da escola em prol das demandas da comunidade, como a questão da segurança e do transporte. Salientou ainda a importância da participação da família nas questões que envolvem a vida escolar dos nossos estudantes.

A escola Ministro Arthur de Souza Costa tem público de características urbanas


A escola Ministro Arthur de Souza Costa, da Cascata, inaugurada em 1976, tem como símbolo o tigre, representando sua luta e perseverança e, através de sua equipe diretiva e professores, realiza vários projetos interessantes, muitos interdisciplinares, como a Gincana Ambiental, a Olimpíada das Cores, a Educação no Trânsito e também a Hora do Conto. Seu público, como o da maioria das escolas rurais que se conhece, não se faz necessariamente de pessoas do campo, mas sim de assalariados, desempregados e filhos de caseiros. É hoje um público diversificado e com características urbanas.

A escola Bruno Chaves tem "amor à camiseta"



A escola Bruno Chaves, do Rincão da Hidráulica (Micaela), representada por sua diretora Zelaine, cuja fala alegre e espontânea é puro entusiasmo pelo trabalho que realiza, salientou a importância de se ter vontade de fazer quando há tão poucos recursos. Segundo a diretora, a escola possui estrutura precária, com poucas salas, poucos professores, além de ser prejudicada pela falta de telefone e internet. Apesar disso, Zelaine diz que a escola consegue fazer muito com o pouco que tem, sendo importante na comunidade, que dela depende, em vários aspectos, como na realização da vida social local, através de festas e bingos. Na busca de mais qualidade para seus alunos e comunidade, a escola realiza vários projetos, como Multifeira do Conhecimento (espaço multidisciplinar), artesanato variado, dança, horta e hora do conto.

A escola Garibaldi orgulha-se de sua interação com a comunidade


A Escola Garibaldi, da Colônia Maciel, na palavra de sua direção e professores, expôs sua estrutura e funcionamento, e apresentou os inúmeros projetos que realiza, como o jornal, que mantém as famílias informadas sobre a vida escolar, a horta e os pomares, dentro da educação ambiental, além do carrinho de leitura, que valoriza a literatura para crianças e jovens. Equipada com internet, quadra de esportes coberta e uma boa estrutura geral, a escola, que não recebe obras da prefeitura desde 1928, orgulha-se de sua interação com a comunidade e de suas reuniões itinerantes em que o colégio vai até onde as famílias estão.

Nossa escola sedia encontro de formação continuada


Nessa terça-feira, 28 de setembro, nossa escola recebeu professores de várias escolas da zona do campo, num encontro de formação promovido pela UFPel e pela SME, com vistas à fomentar a discussão de questões de interesse das escolas rurais. O momento foi de troca de experiências e apresentação de projetos, ocasião em que as escolas presentes deram a conhecer seus saberes pedagógicos.Versando sobre temas como práticas educativas, assuntos políticos e pedagógicos e características e peculiaridades das escolas do campo, o evento reuniu no refeitório da nossa escola, sob o olhar atento de professoras doutoras da Faculdade de Educação e do Instituto de Ciências Humanas, e sob a supervisão da SME, as escolas municipais Garibaldi, Bruno Chaves e Arthur de Souza Costa. Todas as escolas presentes trouxeram sua contribuição no sentido de compartilhar suas práticas e fazeres. Uma importante realização que valeu como um dia de estudos e que deve mesmo se tornar uma prática comum a toda rede vez que é deste pensar constante sobre a educação que as escolas precisam.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Patrocinadores

Erva mate Pantanal patrocinada pela empresa de Izair Borba

O João da Silva agradece!

Como todos sabem, não se faz Mateada sem mate! E o mate verdinho e bem quente esteve a cargo do imprescindível patrocínio da Ervateira de Izair Borba, localizada no Sítio Floresta. O empresário, que já havia patrocinado nossa Mateada do ano passado, se fez presente também este ano, respondendo ao nosso pedido de patrocínio. Agradecemos a esse pessoal da iniciativa privada que reconhece o nosso trabalho e sempre apoia nossos projetos. Recebam todos o nosso muito obrigado!

domingo, 26 de setembro de 2010

João da Silva realiza 18ª Mateada

O jogo do osso é sempre muito estético, imponente..

O churrasquinho não podia faltar

Crianças do pré também mostraram seu talento

Os guris animaram o fandango

Marcelo e Kátia comandaram a pescaria

Tiro de laço mirim tem que ser com touro fake
A bandeira, soberba, tremulava

enquanto o pessoal, concentrado, cantava o hino Rio-grandense

Dar bolo de brinde já é tradição

Prendinhas coloridas se preparam

O teatrinho de bonecos da turminha da professora Dete

Bonitas prendas circularam por lá

O público

O patrão Ricardo ao lado da obra-prima

Alunos concentrados na apresentação da 3ª A

O Brechó teve muita variedade

As gurias trabalharam muito para oferecer o melhor da culinária

Um bolo especialmente decorado pelo professor Ricardo
foi uma das atrações da 18º Mateada do João da Silva

Um fim de semana marcado por mudanças de tempo foi o que acolheu os visitantes do João da Silva em sua 18ª Mateada. O pessoal foi chegando devagar e não deixou de prestigiar a escola em um de seus já tradicionais eventos. Apesar da cara feia do tempo, um bom público visitou a escola, assistiu às apresentações e se deliciou com os doces e salgados da copa. Na programação estavam show de música com a gurizada do piquete Lanceiros, apresentações dos alunos das turmas da professora Sandra, da professora Dete, do professor Paulo, da professora Margarida, da professora Goreth e da professora Rita, entre outros. Havia ainda brincadeiras diversas, como jogo do osso, jogo das ferraduras, tiro de laço (com touro fake) e pescarias. A oferta de muitos brindes incentivava o pessoal a jogar e brincar. Quem compareceu teve também a chance de adquirir roupas e acessórios a preço super acessível no Brechó da comunidade. A Mateada do João da Silva é mesmo um evento que o Monte Bonito não pode perder.


,

É hoje a 18º Mateada do João da Silva

Faixa está convidando para a 18º Mateada do João da Silva

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Desfile da escola







Ontem à tarde, sob a ameaça de uma chuva que afinal não veio, nossa escola acabou realizando seu desfile comemorativo à pátria. O tema, bastante, variado, foi " os costumes e a tradição enriquecem nossa nação". As crianças, todas paramentadas, curtiram muito a apresentação que havia sido planejada pelos professores já há vários dias e que finalmente pode se realizar.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Convite para a Mateada

.......#
....#
#

Vem aí a XVIII Mateada da Escola João da
Silva Silveira. Será no dia 26 de setembro
a partir das 14 horas. Logo
estaremos divulgando a programação
completa mas já está confirmada a presença
do. Grupo. Moçada .Fandangueira. que fez
muito sucesso no Fandango do Piquete

Lanceiros... do... Monte... Bonito.

Também teremos copa
sortida,.. jogos.. e
apresentações
artísticas.
\.../
\/

.

Semana Farroupilha no Monte Bonito





Dando continuidade às comemorações da Semana Farroupilha no Monte Bonito, organizada pelo Piquete Lanceiros do Monte Bonito, ocorreu no dia 19 de setembro pela manhã, um desfile a cavalo. Os cavalarianos saíram da Comunidade São Judas Tadeu e percorreram cerca de 5 Km até a Escola João da Silva Silveira. Ao longo do percurso, os moradores saiam de suas casas para assistir ao desfile e aplaudir demonstrando orgulho das tradições gaúchas. Logo após o desfile todos se dirigiram à Comunidade Jesus Operário onde foi servido um delicioso churrasco. A festa foi encerrada com um fandango animado pelo grupo Moçada Fandangueira. A nossa escola apoia a iniciativa do Piquete Lanceiros do Monte Bonito e se fez parceira nas atividades da Semana Farroupilha porque entende que é sua obrigação apoiar e participar de todas as ações que envolvem a comunidade.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Jornada Pedagógica III- a programação

Banner divulgando a exposição de portfólios

Como uma exposição de arte

O nosso é esse verdinho aí em cima

Havia trabalhos muito bonitos

O pessoal curtiu ver o trabalho dos outros

A jornada pedagógica, que durou dois dias inteiros, teve muita troca de experiências entre as escolas participantes. Na tarde de quarta e na manhã de quinta foram feitas as mostras de trabalhos das escolas, ocasião em que os professores puderam divulgar seus fazeres e tomar conhecimento dos fazeres dos colegas. O evento abriu espaço para a exposição dos portfólios das escolas - documentos que relatam como as escolas são em sua estrutura, como operam e que projetos possuem, além de reunir fotos que ilustram a identidade de cada educandário. Na tarde de quinta-feira, os participantes puderam assistir ao filme City Down, que trata da temática dos portadores de síndrome de Down.

Jornada Pedagógica II - O palestrante

O palestrante divulga seu DVD

Fehrenbach fala aos educadores

e exerce performances

como a de distribuir brindes ao público

No dia 15, primeiro dia da jornada pedagógica, após a abertura do evento, se deu início à palestra com Roberto Fehrenbach, professor de educação física que se dedicou ao magistério por 15 anos, mas que, há 12, dedica-se apenas à palestras, consultorias e marketing. Diferentemente do que muitos esperavam, até porque o encontro teve cunho pedagógico, a palestra, cujo título era Acredite no seu sonho, versou apenas sobre motivação com músicas e muito power point. Citando de Walt Disney a Nelson Mandela, passando por John Lennon, Fehrenbach disse que os educadores devem incentivar seus alunos a serem sonhadores já que, antes de tudo, o que importa é ser feliz. Alçado por muitas mídias e poucas teorias, o palestrante desenvolveu performances no palco tocando saxofone, distribuindo brindes, trocando abraços e divulgando um vídeo que acaba de produzir. Quem esperava uma palestra dentro de moldes mais pedagógicos saiu frustrado diante da atuação midiática do palestrante cuja citação mais pertinente ao tema da educação foi "Fala-me e eu esquecerei, ensina-me e eu me lembrarei, envolve-me e eu aprenderei", que ele atribui a Benjamin Franklin, mas que também dizem ser um provérbio chinês.

Jornada Pedagógica

Parte do grupo de professores do João da Silva

Os alunos Mateus e Milena, da escola Joaquim Assunção, recepcionaram os presentes

A professora Maria Eulália falou em nome do CME

Roselani, Eulália, Sérgio e Jussara formaram a mesa

Participantes em número razoável

O centro de eventos não lotou

Nos dias 15 e 16 de setembro as escolas da rede municipal de ensino pararam suas atividades para participar de uma jornada pedagógica promovida pela SME. Segundo a secretaria, era esse o momento dos professores da rede estarem unidos em torno de suas experiências em comum. O encontro, que se pretendia grande, foi marcado para o Centro de Eventos, mas não chegou a lotar. Na manhã do dia 15 se deu a abertura do evento com a participação das lideranças das SME e do Conselho Municipal de Educação. Formaram a mesa do encontro a diretora do Departamento Pedagógico da SME, Jussara Pereira Cordeiro, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Eulália Lemões, a assessora técnica da SME, Roselani Silva e o secretário municipal de educação, Sérgio Matos. A professora Jussara abriu o encontro com uma mensagem a todos, falando de sua satisfação de ver toda a rede municipal reunida; a professora Roselani traçou um paralelo entre educadores do passado e do presente lembrando que aqueles não precisavam lidar com a ferramenta da informática enquanto estes não podem fugir dessa realidade. Ressaltou também o fato de que o desenvolvimento econômico é maior do que o social e que, sendo assim, dentro deste difícil contexto, os educadores precisam se dar conta de que fazem a melhor educação possível. Salientou, ainda, que o trabalho é bom, apenas não é visualizado. A professora Maria Eulália lembrou que a educação é um desafio diário que exige muitos saberes e que, para fazer frente a isso, é necessária a formação constante dos professores. Disse que, apesar de muitas vezes se sentirem culpados pelos índices de reprovação ou até mesmo por não dominarem as novas tecnologias, os educadores, em sua grande maioria, fazem um bom trabalho. Referindo-se ao tema da inclusão, Eulália disse que os educadores querem incluir e também ser incluídos no processo a fim de que se faça justiça social. Já o secretário de educação foi bastante conciso em seu discurso tendo encerrado sua fala dizendo aos presentes, professores em sua maioria, que eles eram o maior patrimônio da educação.