quarta-feira, 31 de março de 2010

Preparação para a Páscoa

O cartaz da Campanha da Fraternidade deste ano é emblemático:
"Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro"

Em preparação para a celebração de Páscoa que acontecerá amanhã na escola, as meninas da coordenação estão trabalhando com sensibilizações desde segunda-feira, no primeiro horário dos três turnos. Para os alunos da área e do EJA são mostrados vídeos da campanha da fraternidade e canções relativas ao tema. Com os alunos pequenos, do currículo, estão sendo trabalhados vídeos e atividades lúdicas. Nessas ocasiões, o diretor tem salientado a importância do tema da campanha deste ano, economia e vida, orientando no sentido de que o dinheiro deve ser usado com responsabilidade e, principalmente, com solidariedade.
.

Dia da Mentira? Dia do Romualdo.

João Simões Lopes Neto, autor dos Casos do Romualdo

O Blog da EMEF João da Silva Silveira recebeu do Instituto João Simões Lopes Neto o seguinte convite:

Dia da Mentira? Dia do Romualdo
"Teremos um primeiro de abril diferente neste 2010. O tradicional dia da mentira, evitado por tantos para a realização de eventos ou mesmo para o registro de fatos históricos (lembram 1964?) passa a ser comemorado pelos apreciadores da obra de João Simões Lopes Neto, que associam a data aos "Casos do Romualdo", publicados originalmente no antigo Correio Mercantil, posteriormente reunidos e publicados pela Editora Globo, tendo o Mentiroso Romualdo como narrador. Neste ano, as comemorações terão seu ponto alto com a conferência do professor João Luis Ourique, da UFPel , doutor em literatura, que às 20 horas, no Auditório Carlos Reverbel, do Instituto João Simões Lopes Neto, falará sobre Os Casos do Romualdo, enfocando os trabalhos de pesquisa nos jornais originais do Correio Mercantil, na oportunidade também será lançado o CD com a digitalização dos Casos do Romualdo e da Artinha de Leitura.
O Instituto João Simões Lopes Neto pretende que o dia 1° de abril seja doravante comemorado em exemplo do Bloomsday, alusivo ao personagem Leopold Bloom do livro Ulysses de James Joyce, festejado todo dia 16 de junho.
Segundo Henrique Pires, presidente do Instituto, a idéia é dedicar esse dia ao Romualdo, difundindo contos como O Papagaio, Entre Bugios, Cobertozinho de Mostardas, onde o herói simoneano mostra sua criatividade, inventando situações engraçadas e inverossímeis. Toda a programação é aberta ao público e com entrada franca.
Já temos uma rua com nome de personagem (Rua Blau Nunes, no bairro Areal) uma estátua em homenagem a outro (Negrinho do Pastoreio, de Vasco Prado, na avenida Bento Gonçalves), uma rua João Simões Lopes Neto (no bairro Fragata). Falta o Dia do Romualdo, ou melhor, faltava, diz Pires."

Programação do Dia do Romualdo 1° de Abril

10 Horas: Abertura, no quisoque Nelson Nobre ( Pelotas Memória, calçadão da rua XV de novembro.) Até as 18 horas, alunos do curso de comunicação social /comunicação comunitária e cidadania : (Bruno Schuch, Carolina Silveira, Daiane Madruga,Diego Braga, Kelly Crespo ,Luiza Wierner, Rossane Vargas e Tiago Lopes.) contarão os "Casos do Romualdo ", ao vivo e em gravação,com fone de ouvido (" Projeto Literatura em Aúdio") 14 horas: Exposição João Simões Lopes Neto, Vida e Obra (painéis, sede do Instituto , Rua Dom Pedro II , 810 - Pelotas)16 horas: Chegada do Romualdo no cavalo Gemada no Instituto ( Entrará pelo pátio , Rua Dom Pedro II 810, Pelotas)

16horas e 20 min: Pequeno recital de Milongas, com gaita ponto , por Guilherme Firpo .17 horas ás 19 horas e 30 min: Projeção de filmes (João Simões Lopes Neto, Entre o Real e o Imaginário).20 horas: Palestra com o professor Dr. João Luis Pereira Ourique : " Eis o Homem -Os Casos do Romualdo "( Lançamento do CD com digitalização dos originais).

O Instituto João Simões Lopes Neto tem o apoio das empresas amigas: Caixa Econômica Federal , Théo Bonow, Livraria Vanguarda. O projeto cultural deste ano contará com a parceria do Arroz Emoções e do BRDE."
.

Seminário de Educação para a Paz

Os pequenos trabalharam com arte

As mães interpretaram uma esquete sobre família com muitos problemas

Grupo de mães discutindo questões familiares

Sala lotada para assistir vídeo

Público reunido no pátio


Alunos comportados


Bandeira da escola

No alto, a bandeira de todos nós

Dando continuidade ao Projeto de Educação para a Paz que começou em 2009, nossa escola realizou neste sábado, 26 de março, o 1º Seminário de Educação para a Paz de 2010 com o tema Família. Após a abertura do dia, com hasteamento da bandeira e entoação do hino nacional, os presentes (pais, alunos, professores e funcionários) foram separados em grupos onde debateram os problemas enfrentados pelas famílias e qual seria a família ideal. O resultado dos grupos foi apresentado em forma de esquetes teatrais. Os alunos menores, de pré a 4ª série, participaram de oficinas com jogos, dobraduras, fantoches e outras atividades, sempre trabalhando o tema do encontro. No final cada grupo apresentou ainda as conclusões e os encaminhamentos gerados a partir do trabalho realizado.

terça-feira, 30 de março de 2010

Pais e professores: uma parceria que dá certo.

Pais e professores: uma parceria que dá certo.

Neiff Satte Alam (*)

"Inicia-se o ano letivo. Aos poucos os pais vão chegando à Escola com seus pequenos estreantes a tira-colo. Ansiedade de pais e filhos depois de uma preparação de semanas e até meses para o início de uma nova época, onde a tarefa de ensinar/educar passará a ser compartilhada entre pais e professores. A responsabilidade dos pais aumenta, diferentemente do que possam pensar alguns, pois o compartilhamento exigirá procedimentos equilibrados e harmoniosos para que a criança sinta que o professor não será o substituto dos pais, mas aquele que lhe dará maiores e melhores condições de enfrentar os novos obstáculos que se apresentarão na sua caminhada, para conquistar espaços mais de acordo com as novas realidades e, principalmente, para permitir escolhas mais adequadas no enfrentamento com o futuro. Têm-se observado um nocivo afastamento gradual dos pais em relação à escola. A euforia dos primeiros momentos vai sendo substituída pela entrega total das crianças para que a escola faça o papel dos pais simultaneamente ao seu. Há a impressão de que, já para o final do Ensino Fundamental, os encontros com os professores, programados por estes e para orientar os pais em relação ao aproveitamento dos seus filhos, comecem a ser ignorados e as reuniões com pais são, muitas vezes, fracassadas. Os professores vão sendo ignorados e as crianças, agora adolescentes, passam a ser interlocutores, tacitamente autorizados por seus pais, nas tratativas com os professores. Perdem os pais, perde a escola e, principalmente, perdem os estudantes, pois têm o vínculo casa/escola rompido e ensino e educação divorciados. A consequência natural é a queda de rendimento escolar, muitas vezes condenado pelos pais como incapacidade dos professores, mas na realidade esta queda é fruto do descaso dos pais em apoiarem o trabalho de ensino-aprendizagem feito profissionalmente e, na maioria das vezes, com muita competência e desprendimento dos professores. Em certa oportunidade, um professor, indignado com a ausência de 100% dos pais em uma reunião, expressou-se da seguinte forma: “parece que os pais moram em Marte e mandam seus filhos para Vênus, mundos diferentes e estranhos para uns e outros”. É urgente, oportuno e necessário que os pais retornem à escola e mantenham o mesmo empenho e dedicação demonstrados nos primeiros dias de aula nas séries iniciais, acompanhando diariamente o trabalho dos filhos, apoiando o professor na sua tarefa de ensino-aprendizagem e valorizando a educação do próprio filho que, sentindo-se seguro, amparado por pais e professores, dará sempre retorno positivo. Muito provavelmente, o fracasso escolar que observamos com tristeza, tem, nesse abandono da escola por parte da maioria dos pais, uma de suas mais importantes causas. Aos pais, com filhos de quaisquer idades, sugiro uma reflexão nesta questão e, se for o caso, uma mudança de comportamento no sentido de se aproximarem da escola, sejam os filhos crianças ou adolescentes.

O futuro agradecerá!"

(*) Hoje o Blog publica artigo de Neiff Satte Alam. Ele é Professor, Especialista em Educação perla UCPel, lecionou no Colégio Municipal Pelotense, no PUG e em outras escolas. Aposentou-se como professor da Universidade Federal de Pelotras e faz parte do Movimento Educação Já.

.

domingo, 21 de março de 2010

Reunião com alunos sobre a nova modalidade de avaliação a ser adotada

Diretor expõe as alterações que a avaliação por parecer descritivo trará

para uma platéia atenta

A nova avaliação está dentro da filosofia da escola

No dia 18 de março reunimos os alunos nos turnos da manhã e da tarde para conversarmos sobre a implantação da nova forma de expressão dos resultados da avaliação por meio de parecer descritivo. Na oportunidade os alunos tomaram conhecimento de como irá ocorrer esse processo, lembrando que a mudança irá exigir uma modificação de postura de todos os envolvidos uma vez que o processo passa a avaliar o aluno como um todo e não apenas em relação ao conhecimento. A decisão da comunidade escolar de mudar a forma de avaliação ocorreu durante a elaboração do nosso Projeto Pedagógico e foi implantada primeiramente nas séries iniciais (pré à 4ª série, depois na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, a partir deste ano, nas séries finais do ensino fundamental (5ª à 8ª série), contemplando toda a escola. A justificativa para utilização desta forma de avaliação se encontra na própria filosofia da escola estabelecida no PPP onde é citada como meta da escola a formação do homem cidadão. Para que se possa atingir esta meta a escola realiza diversas atividades, no entanto a avaliação tradicional, por meio de notas, geralmente avalia apenas o conhecimento sem levar em consideração o aluno como um todo, o que não é apropriado. A avaliação por parecer descritivo está centrada no ser humano, numa perspectiva de inclusão, pois se dedica a cada um dos alunos, respeitando suas individualidades.

sexta-feira, 19 de março de 2010

You are welcome!

O poeta Walt Whitman em uma de suas fotos mais conhecidas

You are welcome!

A frase título deste texto, traduzida do inglês, significa "Vocês são bem vindos", e ela, de certa forma, é um agradecimento e um chamamento a esses novos leitores que nos acessam de todas as partes do mundo e que tanto nos honram com suas visitas. Nosso contador de acessos nos mostra diariamente os novos leitores de outros países que acompanham o nosso trabalho e isso nos enche de incentivo. Nosso blog é um instrumento de comunicação escolar de uma escola do interior do Rio Grande do Sul, da Zona Rural, e mesmo assim consegue ser conhecido por tanta gente ao redor do mundo! No mês passado, homenageamos nossos leitores de Portugal , país que mais acessos faz em nosso blog, com um belo poema de Fernando Pessoa. Agora, alinhados aos acessos de Portugal, aparecem os dos Estados Unidos, já em número de 18. Só nos resta, então, dar a esses novos leitores, nossas boas vindas também em Inglês. Para isso, nada melhor do que oferecer a eles as palavras do grande poeta norte-americano Walt Whitman (1819-1892), cuja obra inspirou aquele maravilhoso Professor Keating, de Sociedade dos Poetas Mortos. Good reading, my friends!!

All Truths Wait in All Things

All truths wait in all things,
They neither hasten their own delivery nor resist it,
They do not need the obstetric forceps of the surgeon,
The insignificant is as big to me as any,(What is less or more than a touch?)
Logic and sermons never convince,
The damp of the night drives deeper into my soul.
(Only what proves itself to every man and woman is so,Only what nobody denies is so.)
A minute and a drop of me settle my brain,
I believe the soggy clods shall become lovers and lamps,
And a compend of compends is the meat of a man or woman,
And a summit and flower there is the feeling they have for each other,And they are to branch boundlessly out of that lesson until it becomes omnific,
And until one and all shall delight us, and we them.
.
Traduzindo
.
Estão Todas as Verdades à Espera em Todas as Coisas
.
Estão todas as verdades à espera em todas as coisas:
não apressam o próprio nascimento nem a ele se opõem,
não carecem do fórceps do obstetra,
e para mim a menos significante é grande como todas.
(Que pode haver de maior ou menor que um toque?)
Sermões e lógicas jamais convencem
o peso da noite cala bem mais fundo em minha alma.
(Só o que se prova a qualquer homem ou mulher, é que é;
só o que ninguém pode negar, é que é.)
um minuto e uma gota de mim tranquilizam o meu cérebro:
eu acredito que torrões de barro podem vir a ser lâmpadas e amantes,
que um manual de manuais é a carne de um homem ou mulher,
e que num ápice ou numa flor está o sentimento de um pelo outro,
e hão-de ramificar-se ao infinito a começar daí até que essa lição venha a ser de todos,
e um e todos nos possam deleitar e nós a eles.

Walt Whitman, in "Leaves of Grass" (Folhas da relva)
.......................................................................................
Amigos do exterior, podem postar seus comentários
em inglês, alemão, italiano, espanhol ou francês!
Nós traduzimos
!
.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Domingo com mate, canto e diversão

Grupo alegrou a platéia cantando músicas regionais

Gauchinho desafiou o touro

Brincadeiras ocuparam a tarde dos pequenos peões

Comunidade prestigiou a apresentação do Piquete Lanceiros do Monte Bonito

Na bela tarde do último domingo, 14 de março, o Piquete Lanceiros do Monte Bonito, criado por um grupo de moradores do local, reuniu a comunidade para uma mateada. O evento ocorreu na Comunidade Católica Jesus Operário e contou com a apresentação de grupos locais. A nossa escola esteve presente, prestigiando essa iniciativa que torna-se mais um motivo de união dos moradores. O nosso secretário Vitor Moreira, que faz parte do piquete, se apresentou e fez bonito cantando nossas músicas regionais juntamente com seus companheiros Jorginho e Lucas.
.

Posto necessita de viatura

Posto precisa de uma viatura de verdade

A comunidade do Monte Bonito conta com policiamento comunitário desde 15 de fevereiro, quando foi reinaugurado o posto policial da localidade. No entanto, o policial designado para realizar esse serviço está encontrando dificuldades para percorrer todo o distrito uma vez que a viatura disponibilizada se encontra sem condições de trafegar devido à problemas mecânicos. Diante disso, os moradores voltaram a se reunir no dia 15 de março para buscar soluções. Na ocasião, decidiram solicitar à Brigada Militar um outro carro, que esteja em condições de realizar o patrulhamento na localidade. Também foi avaliada a atual situação do distrito após o movimento local que resultou na reabertura do posto. Constatou-se que houve significativa diminuição nos casos de violência, o que resulta em mais tranquilidade para a população.
.

segunda-feira, 8 de março de 2010

DCE UFPel promove ciclo de atividades

Folder do evento



O DCE UFPel está promovendo o ciclo de atividades SOMOS OITO oferecendo programações variadas para os dias 08 de cada mês e envolvendo assuntos de interesse das mulheres em geral. Todas e todos estão convidados! Se antena aí, galera!
.

Mensagem para todas as mulheres

A luta das mulheres tem sido uma constante por muitos anos


Por isso elas merecem ser homenageadas

Um único dia para as mulheres é pouco, pois todos os dias, na fábrica, no escritório, na escola, na rua, na igreja, na praça, onde quer que se encontrem elas estão na luta pela sobrevivência e por melhores condições de vida. E, ainda, quando chegam em casa, elas não deixam de alimentar, acolher, confortar, orientar e de se preocupar com aqueles que amam independentemente do dia. Na verdade, elas nunca têm folga! Apesar de tanta dedicação as mulheres sempre estiveram em segundo lugar na sociedade, sempre foram discriminadas de diversas formas, principalmente na área profissional, pois mesmo sendo muito competentes, ao ocupar o mesmo cargo de um homem, o seu salário é bem menor. Na política também ainda é pouca a participação de mulheres em cargos importantes e tudo isso se deve ao regime patriarcal e machista em que vivemos. O dia 8 de março serve para lembrar que mulheres e homens têm direitos iguais e que o respeito às mulheres, às suas necessidades e a sua independência é condição indispensável para uma vida mais feliz, pois a própria mulher é vida, tem vida e gera vida. Sendo assim, feliz " todos os dias” das mulheres, para todos nós!
Ricardo Moreira - Diretor

sexta-feira, 5 de março de 2010

Alunos são recepcionados com festa de carnaval

Os alunos foram recebidos com faixas, balões e muito colorido

Os professores orientaram o trabalho dos alunos

As crianças curtiram muito a festa de carnaval

E despertaram o Dr. João da Silva de seu merecido descanso das férias

No dia 1º de março, como fora planejado, os alunos foram recepcionados com uma divertida festa de carnaval. A idéia da festa, que fazia uma relação entre a escola onde se estuda e a escola de samba, foi da professora Adriane. Era necessário o entendimento de que, para uma escola funcionar, precisa da união e do trabalho de todos, concluindo-se que tudo só funciona se houver harmonia. Os alunos entenderam o espírito da festa, montaram suas alegorias, adereços, criaram sambas e se divertiram muito. Ao final, todos se encontravam bastante motivados para iniciar o ano.

Reunião Geral

Nas alegorias carnavalescas, planejava-se a recepção aos alunos

Todos se divertiram

E também comemoraram com um bom café da manhã

No dia 27 de fevereiro nossa escola teve sua primeira reunião geral contando com a presença de professores e funcionários. Na ocasião, foi discutida a avaliação por parecer, foram dados informes sobre a escola e foi planejada a recepção aos alunos para esse novo ano letivo. Encerrou-se a reunião com uma demonstração de carnaval onde todos participaram.