quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Escola em desfile

Banda da nossa escola conduziu o ritmo do desfile

Cavalarianos portando bandeiras também desfilaram

Bandeira da escola se fez presente nas comemorações

Solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e Pelotas

No último dia 22 sobraram hinos e bandeiras para saudar as pátrias brasileira e gaúcha. As bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Pelotas foram hasteadas e foram entoados seus respectivos hinos antes do desfile. Na grande caminhada pela rua principal do Monte Bonito, bandeiras foram carregadas com orgulho, por nossos alunos, nas patas dos cavalos. Os professores, acompanhando os alunos, mostravam os trabalhos que tinham produzido com as turmas. A banda tocava animada e as meninas da ginástica não temiam o chão íngreme para fazer suas piruetas. Nossa escola, como sempre, fez bonito! Parabéns a todos!

Desfile

Alunas do Pré abrilhantaram o desfile da escola

Baliza comandou a cadência dos pelotões

As ginastas encantaram o público com suas performances

O desfile da nossa escola, comemorativo à semana da Pátria e ao 20 de setembro, realizado na última terça-feira pela estrada principal do Monte Bonito foi um sucesso. O dia quente e seco foi providencial para o evento que reuniu grande número de alunos e professores. O público acorreu à rua para assistir o colorido e as alegorias das crianças. Balizas com suas acrobacias, crianças vestidas de sonho e fantasia , músicos e instrumentos da banda fizeram toda a diferença.

Semana do trânsito

Muita animação durante as atividades

Alunos atentos aos sinais


No sábado, dia 19 de setembro, aconteceu a abertura da semana do trânsito na escola. Os professores das séries iniciais e educação infantil prepararam um circuito de jogos e brincadeiras para os alunos que, de uma forma divertida, receberam orientações de como se comportar e os cuidados necessários para evitar problemas no trânsito. Os alunos das séries finais participaram de oficinas de discussão sobre o trânsito onde os professores debateram quatro assuntos: trânsito e comunicação; trânsito e meio ambiente; trânsito e cidadania e atitudes positivas no trânsito. Ao final cada grupo de discussão apresentou o resultado dos trabalhos para os demais.

domingo, 20 de setembro de 2009

Vinte de Setembro


Hoje, vinte de setembro, é o dia em que relembramos a Epopéia Farroupilha. Durante dez anos, (1835 a 1845) o Rio Grande do Sul lutou contra as tropas imperiais, tentando fazer de nosso estado uma república independente do resto do Brasil. Vários fatos fizeram com que se desencadeasse esta guerra por tanto tempo. Ao final, sem vencidos nem vencedores, foi assinado um tratado de paz que pôs fim aos conflitos. Vários personagens são sempre lembrados, como o general Bento Gonçalves da Silva, David Canabarro, Giuseppe Garibaldi e o general Neto, entre outros. As mulheres tiveram um papel muito importante neste período de nossa história pois, enquanto seus maridos lutavam na guerra elas cuidavam das propriedades e das famílias. Sem falar em Anita Garibaldi que, inclusive, acompanhava seu marido na frente de batalha. Esses episódios foram muito bem contados na mini série de televisão, A casa das sete mulheres, baseada no livro da escritora Leticia Wierzchovski. Nessa história, mulheres como Donana, Perpétua, Manoela, Mariana, Rosário entre outras, representam a força da mulher gaúcha nos episódios que marcaram a Revolução Farroupilha.

Capacitação para gestores escolares

Dr Felipe Pierobon falou sobre o PGQP

Auditório se manteve sempre lotado

Enfermeira Roberta ensinou e divertiu o público sobre Primeiros Socorros

Pedagoga Carmem Silvia abordou a temática da Inclusão

Encerrou-se na última sexta-feira, 18 de setembro, o Curso de formação para gestores escolares - gestão: cargos e encargos - um desafio. Promovido pela SME, o curso, que reuniu grande número de gestores escolares, mantendo o auditório da Secretaria de Cidadania sempre lotado, contou com a participação de diversos palestrantes nas áreas de qualidade e produtividade. Nos cinco dias que durou o curso, de 14 a 18 de setembro, vários foram os temas debatidos por profissionais de diversas áreas de interesse. Nos dias 14 e 15, pela manhã, a psicóloga Berenice Nunes apresentou a temática de Recursos humanos e liderança, entrosando os participante com jogos e vídeos. No dia 15 à tarde, a palestrante foi Mara Colombi que falou sobre Gestão fiscal e sobre a importância da conscientização do cidadão referente a seus direitos e deveres de contribuinte. No dia 16, os temas foram Apoio, avaliação, relacionamento e violência debatidos em diferentes momentos pelos psicólogos Gládis, do Capta, (Centro de apoio, pesquisa e tecnologias para a aprendizagem), e Vilnei Varzin e pela especialista em educação Maria Elisa Silveira. No dia 17, a pedagoga Carmem Silvia falou sobre Inclusão e educação de portadores de necessidades especiais e a enfermeira Roberta Almeida, da Ecosul, falou sobre Primeiros socorros de forma bastante ilustrativa e divertida. Para encerrar, no dia 18, o advogado Felipe Pierobon, da Procuradoria do Município, falou sobre o Programa gaúcho de qualidade e produtividade, PGQP, aplicado ao município e sobre planos e estratégias visando a qualidade na administração.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Quem quer ser um milionário?

Cartaz do filme


Sinopse do filme apresentado no sábado

Jamal Malik (Dev Patel) tem 18 anos, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto pela TV por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa Who Wants To Be A Millionaire?. No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos? Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela - onde ele e o irmão cresceram -, as aventuras juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota.

Sessão de cinema

Público ficou atento ao filme


As aventuras de Jamal Malik impressionaram a plateia


No mesmo sábado, para os alunos de 5a a 8a séries, diurno e noturno, foi feita a projeção do filme "Quem quer ser um milionário?". O filme, produzido em Bollywood, na Índia, trata da história de um jovem pobre que, através de um programa de perguntas e respostas, busca ganhar um grande prêmio de 20 milhões de rúpias. Jamal Malik, personagem da história, tenta sair da miséria, situação comum à maioria dos indianos, através dos conhecimentos que adquiriu com sua experiência nas favelas da cidade de Mumbai. O filme chamou a atenção de todos por retratar uma Índia que não é a mostrada nas novelas da TV.

Sábado com programação especial

Professora Luiza anima os alunos com a brincadeira de pular corda

Professora Noeli ensina trabalhos de dobraduras com jornal


Neste sábado, em que estava previsto o desfile em comemoração à Semana da Pátria, tivemos outras aitividades na escola em virtude das fortes chuvas. Para as turmas das séries iniciais foram desenvolvidas atividades de recreação e trabalhos manuais com as professoras do currículo. A criançada, que apesar do mau tempo, compareceu em massa, se divertiu muito com as brincadeiras e as tarefas propostas. As fotografias atestam o entusiasmo e a participação de todos.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Internet banda larga





A pedido da direção da escola a Secretaria Municipal de Educação instalou no mês de agosto internet banda larga via rádio no nosso laboratório de informática. Desta forma, nossos alunos, professores, funcionários e comunidade passam a contar com mais esse recurso que vem a contribuir com a qualidade do nosso ensino. Os cursos de informática estão suspensos momentaneamente devido ao fato de que a professora responsável teve de se afastar da escola para realização de um curso de mestrado. A equipe diretiva está diligenciando junto à SME para que envie outra professora para substituí-la e para que possamos retomar os cursos tão logo seja possível.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Campanha WWF Brasil

100 dias para Copenhagen.

Você pode fazer parte do maior movimento global para pedir decisões concretas no combate ao aquecimento global e amenizar os efeitos das mudanças climáticas. No próximo sábado 29, será lançada a campanha TicTacTicTac, 100 dias antes do encontro mundial em Copenhagen (Dinamarca), quando deve ser discutido e assinado o novo acordo global de clima. É hora de agir.

O WWF-Brasil faz parte dessa mobilização, junto com diversas outras organizações da sociedade civil, como Greenpeace, Oxfam e Vitae Civilis, além de lideranças sindicais, empresariais, religiosas e de outros grupos da sociedade civil.

Como participar?

Basta assinar o manifesto de campanha TicTacTicTac e mostrar aos líderes mundiais que você também quer frear as mudanças climáticas e amenizar seus efeitos. Assine o manifesto


sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O Hino da Independência

"Independência ou Morte",
quadro a óleo de Pedro Américo, pintado em 1888
e
conservado no Museu Paulista (Museu do Ipiranga), na capital paulista

O Hino da Independência foi composto por D. Pedro I, em 1821. Em 1922, Evaristo da Veiga escreveu novos versos, que constituem a letra atual. Já o quadro acima, do pintor Pedro Américo, que retrata alegoricamente o ato da independência, é uma das obras mais conhecidas da arte brasileira.

Letra do Hino

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Semana da Pátria



Um dos episódios mais importantes da história do nosso país aconteceu no dia 7 de setembro de 1822. Nesse dia, D. Pedro I decidiu romper relações com Portugal e proclamou a Independência do Brasil. Feito isso, como um estado independente, o Brasil começaria a ocupar o lugar que lhe era devido entre as nações mais importantes do mundo. Tanto que, no Hino da Independência, se lê Do universo entre as nações resplandece a do Brasil. Nosso país conheceria, então, a liberdade de trilhar seu próprio caminho. Período importante do ano, a Semana da Pátria, que se comemora de o1 a o7 de setembro, tem um significado especial quando trabalhada dentro das escolas vez que as crianças devem aprender a valorizar a pátria em que nasceram, conhecendo e respeitando os símbolos nacionais. Nossa escola, desde o dia 1º de setembro, tem feito o hasteamento e o arriamento da bandeira todos os dias e cantado o belíssimo Hino da Independência em sinal de amor e respeito ao nosso país. Parabéns, ó brasileiros...