segunda-feira, 30 de março de 2009

Obras

O banheiro dos meninos, localizado na parte dos fundos da escola, que estava interditado já há um bom tempo, encontra-se pronto e já disponível para uso a partir de hoje. A reforma do banheiro das meninas deve começar hoje e, tão logo esteja concluída, inicia-se a reforma dos banheiros da frente.

sábado, 28 de março de 2009

Hora do planeta: apague suas luzes!


O mundo todo está ligado na Hora do Planeta. Apague as luzes de sua casa hoje, às 20h30min, por uma hora, e contribua para amenizar o problema do aquecimento global.Se cada um fizer um pouco, o mundo melhora um pouquinho. A economia será mínima, mas seu gesto será grandioso. Nossos filhos e netos agradecerão.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Falta de professores

O turno da noite está bastante prejudicado na escola. O projeto do EJA não tem professores disponíveis para a 1ª, 2ª e 3ª etapas, falta professor de Geografia , monitor e também professor de Libras. Para o curso de Libras falta professor também para o diurno.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Projeto Educando para a Paz


A escola prepara para apresentação no dia 4 de abril o Seminário Educando para a paz. O trabalho está sendo realizado nas salas de aula através da motivação que os professores estão levando aos seus alunos no sentido de melhorar as relações na escola através do estabelecimento de normas de convivência. Ao final dessa preparação toda, alunos previamente escolhidos irão apresentar o resultado do trabalho no Seminário.

Os cursos do projeto de formação do EJA


O EJA está oferecendo quatro cursos de formação a serem ministrados às quartas-feiras: Dança, com a professora Rita, Informática, com a professora Maria Angélica, Direitos Humanos, com a professora Venilda, e Libras, que ainda aguarda professor. Temas variados e interessantes. Vale a pena Conferir!

EJA


Nossa escola trabalha com o Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turno da noite. A carga horária dos alunos é desenvolvida em 20% com projetos de formação e, para este ano letivo de 2009, a escola proporcionará quatro cursos de formação para os alunos.Os cursos, que serão desenvolvidos às quartas-feiras enquanto os professores se reúnem para planejamento, avaliação e estudos, serão oferecidos pelo período de dois meses. O número de vagas será definido por curso e todos os alunos deverão participar de todos os cursos para receber a certificação.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Projeto de dança na escola

A Escola João da Silva Silveira está oferecendo aulas de dança como atividade extra classe. Os alunos que participarem do grupo de dança, que se reunirá todas as sextas feiras, deverão fazer esta atividade no turno inverso das suas aulas. Podem se inscrever alunos do pré escolar até a oitava série. Serão oferecidas 30 vagas e as inscrições para a seleção poderão ser feitas até dia 20, sexta feira, na secretaria da escola. A coordenação do projeto é da professora Rita Gomes que tem excelente currículo: é formada em Educação Física e especializou-se em Educação Física na Zona Rural, trabalho relacionado à sociologia. Tem formação de balé clássico como bolsista no Balé Dicléia de Souza, fez curso de jazz, sapateado, dança afro, moderna e contemporânea e estudou dança de salão com o mestre Carlinhos de Jesus.




terça-feira, 17 de março de 2009

Calendário

A Secretaria Municipal de Educação enviou ofício às escolas rurais que tiveram seu ano letivo postergado em razão das fortes chuvas, pedindo que mandem seu novo calendário até 31 de março.As escolas devem definir seu ano letivo sabendo que podem recuperar até 50% dos dias parados em sábados ou acrescentando mais dias no final do ano. Os restantes 50% podem ser recuperados em aulas à distância com trabalhos interdisciplinares.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Pátio limpo



Num trabalho feito pela equipe da Administração Regional do Monte Bonito (sub prefeitura), coordenada pelo administrador sr. Manoel Garcia, foi realizada limpeza da caixa dágua da escola e do pátio possibilitando que hoje todos encontrassem nossas instalações em boas condições de uso. Foi fundamental esse trabalho pois a programação de retorno às aulas se deu na praça da escola que estava com a grama aparada, limpa e aprazível. A direção agradece e espera contar com este serviço sempre que necessário.

Troca da sineta


Num momento descontraido, de muito bom humor e alegria, a professora Maria Goreth, que deixou a direção, "passou a sineta" ao professor Ricardo, o novo diretor. Na oportunidade, a sineta foi tocada várias vezes de forma simbólica, marcando esse início de ano e também o início de uma nova gestão.

Homenagem


Durante a solenidade de início do ano letivo de 2009, a direção da escola prestou uma homenagem à antiga equipe diretiva formada pelos professores Maria Goreth, Sandra, Clarice e Leo. Na oportunidade, receberam flores como sinal de carinho e agradecimento por seu trabalho à frente da escola.

Alunos finalmente retornam à escola



Após longo período de espera, os alunos finalmente voltaram a movimentar corredores, pátio e demais dependências do João da Silva. Foi hoje às 13 horas que a nova equipe diretiva, professores e funcionários recepcionaram a todos com atividades, desejos de boas vindas e um lanche divertido que foi acompanhado com muita animação principalmente pelos crianças das séries iniciais. Palco e arquibancada estavam lotados pela comunidade escolar que assistia atenta a animação promovida pela professora Adriane.

Presidente do CME é do João da Silva


Em plenária realizada no último dia 11 de março os conselheiros do Conselho Municipal de Educação de Pelotas, (CME-Pelotas), elegeram para presidir o órgão, Maria Eulália Silva Lemões, professora e ex diretora da nossa escola; para a vice presidência foi eleita a professora Régia Maria Tavares Nogueira, da Escola Estadual de Ensino Médio Adolfo Fetter. O atual conselho tem mandato até 2012.

Aulas iniciam hoje

Iniciam hoje as aulas na EMEF João da Silva Silveira. O diretor da escola, professor Ricardo Moreira, a equipe coordenadora, professores e funcionários recepcionarão os alunos a partir das 13 horas dando início ao ano letivo de 2009. A direção da escola salienta que o turno da noite também inicia hoje, a partir das 19 horas. O inicio do ano letivo nas escolas da zona rural teve seu início adiado em virtude dos transtornos causados pelas grandes quantidades de chuva no final do mês de janeiro que ocasionaram graves problemas nas estradas e pontes de acesso às escolas.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Escola ganha comunidade no Orkut


Nossa escola já possui comunidade na rede internacional de relacionamentos conhecida por todos como Orkut. Com milhões de usuários no mundo todo, a rede Orkut permite que seus participantes façam novas amizades, encontrem antigos amigos, colegas e até parentes. Também é possivel participar de fóruns de discussão sobre assuntos de interesse comum entre os membros de determinada comunidade. Nossa comunidade no Orkut intitula-se "Escola João da Silva" e já pode ser acessada por todos. A professora Maribel, que criou a comunidade, convida alunos, professores e funcionários a participarem, criando tópicos e dando opiniões.



quinta-feira, 12 de março de 2009

Aulas devem iniciar dia 16

Após reunião com os diretores das escolas da zona rural, a SME decidiu pelo início do ano letivo na data anteriormente anunciada: 16 de março, segunda-feira próxima. Apenas algumas escolas deverão aguardar ainda pela complementação de obras em estradas e pontes para o início do ano letivo de 2009. O diretor da EMEF João da Silva Silveira, professor Ricardo Moreira, e sua equipe de professores e funcionários, estão ultimando os preparativos para receber os alunos a partir das 13horas da segunda-feira, no turno da tarde.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Logotipo da escola é redefinido graficamente


Trabalho realizado pelo aluno do Curso de Programação Visual do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (ex-Cefet), Vitor Gomes Moreira, atualizou graficamente o logotipo do João da Silva. Como não estavam especificados no antigo traçado detalhes de proporções e cores, Vitor, que também e secretário da nossa escola, realizou o trabalho de design, redefinindo os tons, o traçado e as várias aplicações do logotipo, inclusive para uso em preto e branco. Agradecemos ao Vitor e apresentamos, de forma inédita no Blog, o novo logotipo da EMEF Joaõ da Silva Silveira.

terça-feira, 10 de março de 2009

Reunião define início do ano letivo na colônia

Nesta quinta-feira, dia 12, às 14 horas, haverá uma reunião na SME com os diretores das escolas da zona rural e o secretário da educação. Na oportunidade será feito uma relato das condições das estradas e pontes do interior do município quando será confirmado, ou não, o início do ano letivo, para as escolas rurais, no dia 16 de março. As subprefeituras, em conjunto com a secretaria de desenvolvimento rural, estão trabalhando na recuperação das estradas mas o serviço ainda não está terminado, considerando-se, também, que as chuvas ainda continuam castigando a região sul.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Cara nova

Como vêem, estamos de cara nova. Incluímos uma foto aérea da escola na apresentação, mudamos as cores e o layout. Novos seguidores se inscrevem todo dia. Em breve, incluiremos mais fotografias numa seção específica. Colabore enviando as suas. Lembramos que o mail para enviar colaborações é:
escolajoaodasilva@gmail.com

domingo, 8 de março de 2009

Primeiros passos

O Blog do João da Silva está no ar há menos de uma semana e já conta com vários acessos. Isso nos deixa muito felizes por constatarmos que ele poderá se tornar uma importante ferramenta de comunicação da nossa comunidade. Ainda em fase de construção, deverá, esta semana, incluir fotos da escola e de atividades afins. Colabore com o Blog enviando notícias , artigos, poesias... Comente o que está postado clicando na palavra comentários, ao final da postagem, e de sua opinião sobre o texto ou mesmo sobre outros comentários feitos. Use o mail escolajoaodasilva@gmail.com para enviar suas colaborações.

sábado, 7 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher - 4

Mulheres brasileiras fazem história

1822 - A arquiduquesa da Áustria e imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina Josefa Carolina, exerce a regência, na ausência de D. Pedro I, que se encontrava em São Paulo. A imperatriz envia-lhe uma carta, juntamente com outra de José Bonifácio, além de comentários de Portugal criticando a atuação do marido e de dom João VI. Ela exige que D. Pedro proclame a independência do Brasil e, na carta, adverte: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".

1827 - Surge a primeira lei sobre educação das mulheres, permitindo que freqüentassem as escolas elementares; as instituições de ensino mais adiantado eram proibidas a elas.

1879 - As mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior; mas as que seguiam este caminho eram criticadas pela sociedade.

1885 - A compositora e pianista Chiquinha Gonzaga estréia como maestrina, ao reger a opereta "A Corte na Roça". É a primeira mulher no Brasil a estar à frente de uma orquestra. Precursora do chorinho, Chiquinha compôs mais de duas mil canções populares, entre elas, a primeira marcha carnavalesca do país: "Ô Abre Alas". Escreveu ainda 77 peças teatrais.

1887 - Formou-se a primeira médica no Brasil: Rita Lobato Velho. As pioneiras tiveram muitas dificuldades em se afirmar profissionalmente e algumas foram ridicularizadas.

1917 - A professora Deolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino em 1910, lidera uma passeata exigindo a extensão do voto às mulheres.

1927 - O Governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, consegue uma alteração da lei eleitoral dando o direito de voto às mulheres. O primeiro voto feminino no Brasil – e na América Latina! – foi em 25 de novembro, no Rio Grande do Norte. Quinze mulheres votaram, mas seus votos foram anulados no ano seguinte. No entanto, foi eleita a primeira prefeita da História do Brasil: Alzira Soriano de Souza, no município de Lages - RN.

1928 - O Governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, consegue uma alteração da lei eleitoral dando o direito de voto às mulheres. Elas foram às ruas, mas seus votos foram anulados. No entanto, foi eleita a primeira prefeita da História do Brasil: Alzira Soriano de Souza, no município de Lages - RN.

1932 - Getúlio Vargas promulga o novo Código Eleitoral, garantindo finalmente o direito de voto às mulheres brasileiras.

A primeira atleta brasileira a participar de uma Olimpíada, a nadadora Maria Lenk, de 17 anos, embarca para Los Angeles. É a única mulher da delegação olímpica.

1933 - Nas eleições para a Assembléia Constituinte, são eleitos 214 deputados e uma única mulher: a paulista Carlota Pereira de Queiroz.

1937/1945 - O Estado Novo criou o Decreto 3199 que proibia às mulheres a prática dos esportes que considerava incompatíveis com as condições femininas tais como: "luta de qualquer natureza, futebol de salão, futebol de praia, pólo, pólo aquático, halterofilismo e beisebol". O Decreto só foi regulamentado em 1965.

1945 - A igualdade de direitos entre homens e mulheres é reconhecida em documento internacional, através da Carta das Nações Unidas.

1948 - Depois de 12 anos sem a presença feminina, a delegação brasileira olímpica segue para Londres com 11 mulheres e 68 homens. Neste ano, a holandesa Fanny Blankers-Keon, 30 anos, mãe de duas crianças, foi a grande heroína individual da Olimpíada, superando todos os homens ao conquistar quatro medalhas de ouro no atletismo.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

1949 - São criados os Jogos da Primavera, ou ainda "Olimpíadas Femininas". No mesmo ano, a francesa Simone de Beauvoir publica o livro "O Segundo Sexo", no qual analisa a condição feminina.

1951 - Aprovada pela Organização Internacional do Trabalho a igualdade de remuneração entre trabalho masculino e feminino para função igual.

1960 - Grande tenista brasileira, a paulista Maria Esther Andion Bueno torna-se a primeira mulher a vencer os quatros torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open). Conquistou, no total, 589 títulos em sua carreira.

1979 - Eunice Michilles, então representante do PSD/AM, torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Senadora, por falecimento do titular da vaga. A equipe feminina de judô inscreve-se com nomes de homens no campeonato sul-americano da Argentina. Esse fato motivaria a revogação do Decreto 3.199.

1980 - Recomendada a criação de centros de autodefesa, para coibir a violência contra a mulher. Surge o lema: "Quem ama não mata".

1983 - Surgem os primeiros conselhos estaduais da condição feminina (MG e SP), para traçar políticas públicas para as mulheres. O Ministério da Saúde cria o PAISM - Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, em resposta à forte mobilização dos movimentos feministas, baseando sua assistência nos princípios da integralidade do corpo, da mente e da sexualidade de cada mulher.

1985 - Surge a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher - DEAM (SP) e muitas são implantadas em outros estados brasileiros. Ainda neste ano, com a Nova República, a Câmara dos Deputados aprova o Projeto de Lei que criou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

1985 - É criado o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), em lugar do antigo Fundo de Contribuições Voluntárias das Nações Unidas para a Década da Mulher.

1987 - Criação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro - CEDIM/RJ, a partir da reivindicação dos movimentos de mulheres, para assessorar, formular e estimular políticas públicas para a valorização e a promoção feminina.

1988 - Através do lobby do batom, liderado por feministas e pelas 26 deputadas federais constituintes, as mulheres obtêm importantes avanços na Constituição Federal, garantindo igualdade a direitos e obrigações entre homens e mulheres perante a lei.

1990 - Eleita a primeira mulher para o cargo de senadora: Júnia Marise, do PDT/MG.

1993 - Assassinada Edméia da Silva Euzébia, líder das Mães de Acari, o grupo de nove mães que ainda hoje procuram seus filhos, 11 jovens da Favela de Acari (RJ), seqüestrados e desaparecidos em 1990.

Zélia Cardoso de Mello é a primeira ministra do Brasil. Ela assume a pasta da Economia no governo de Fernando Collor (1990-92).

1993 - Ocorre, em Viena, a Conferência Mundial de Direitos Humanos. Os direitos das mulheres e a questão da violência contra o gênero recebem destaque, gerando assim a Declaração sobre a eliminação da violência contra a mulher.

1994 - Roseana Sarney é a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro: o Maranhão. Foi reeleita em 1998.

1996 - O Congresso Nacional inclui o sistema de cotas, na Legislação Eleitoral, obrigando os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais.

1996 - A escritora Nélida Piñon é a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras. Exerce o cargo até 1997 e é membro da ABL desde 1990.

1997 - As mulheres já ocupam 7% das cadeiras da Câmara dos Deputados; 7,4% do Senado Federal; 6% das prefeituras brasileiras (302). O índice de vereadoras eleitas aumentou de 5,5%, em 92, para 12%, em 96.

1998 - A Senadora Benedita da Silva é a primeira mulher a presidir a sessão do Congresso Nacional.

Fonte: IBGE teen.

Dia Internacional da Mulher - 3

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Esta data é ligada a uma proposta feita em 1910, pela líder comunista alemã Clara Zetkin, durante o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas para lembrar operárias mortas durante um incêndio que ocorreu em uma fábrica em Nova York, em 1857.
Mas há controvérsias quanto a esta versão. Segundo a socióloga Eva Alterman Blay, coordenadora do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações de Gênero (Nemge) e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), o acidente de 1857 não aconteceu. Pelo menos não na data em que é lembrado.
De acordo com Eva Blay o incêndio que se relaciona ao Dia Internacional da Mulher foi o que aconteceu no dia 25 de março de 1911, nos EUA, na Triangle Shirtwaist Company, uma fábrica têxtil que ocupava do oitavo ao décimo andar de um prédio, e que empregava 600 trabalhadores. A maioria eram mulheres imigrantes judias e italianas com idade entre 13 e 23 anos. Parte dos trabalhadores conseguiu chegar as escadas, descendo para a rua ou subindo no telhado. Outros desceram pelo elevador.
O fogo e a fumaça aumentaram e muitos trabalhadores desesperados pularam pelas janelas e algumas mulheres morreram nas próprias máquinas. Na tragédia 146 pessoas morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens.
No local do incêndio foi construída uma parte da Universidade de Nova York onde consta uma placa com a inscrição em homenagem às vítimas do incêndio. Por causa dessa tragédia foram criados novos conceitos de responsabilidade social e legislação do trabalho, tornando as condições de trabalho as melhores do mundo.
Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle tenha se incorporado ao imaginário coletivo da comemoração do Dia Internacional da Mulher. Mas o processo para instituir uma data comemorativa já vinha sendo estudada pelas socialistas americanas e européias há algum tempo e acabou sendo confirmada com a proposta de Clara Zetkin em 1910.
A data passou a ser comemorada com mais intensidade na década de 60 com o fortalecimento do movimento feminista, quando passaram a ser discutidos problemas da sexualidade, da liberdade ao corpo, do casamento e dos jovens. O fato é que não se sabe com precisão por que o dia 8 de março foi escolhido, mas ele se consagrou ao longo do século XX. A consagração do direito de manifestação pública veio com apoio internacional, em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu oficialmente a data como o Dia Internacional da Mulher.

Curiosidades

Segundo dados do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos, www.dieese.org.br, as mulheres correspondem a 41% da População Economicamente Ativa (PEA) do Brasil e mais de um quarto das famílias são chefiadas por elas. Mas nem tudo são flores. Pela pesquisa, as mulheres possuem maior nível de escolaridade que os homens, porém não ocupam funções compatíveis com sua formação, além de ter remuneração menor se comparada ao sexo oposto.

Primeira mulher diplomada no Brasil

De acordo com pesquisa realizada pela professora de pós-graduação em História Social da USP Maria Regina da Cunha Rodrigues Simões de Paula a primeira mulher diplomada no Brasil foi a médica Rita Lobato Velho Lopes (1867-1960). Segundo pesquisa, com os impedimentos existentes na época, Rita Lobato só pode iniciar seus estudos depois que o imperador d. Pedro II assinasse um decreto-lei.

Fonte: Cinderela M F Caldeira

Dia Internacional da Mulher -2




História do Dia Internacional da Mulher

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


Fonte: Sua Pesquisa.com


Dia Internacional da Mulher - 1

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher o Blog da EMEF João da Silva pesquisou e apresenta aos seus leitores três trabalhos sobre o tema. Um deles é de autoria da editora chefe da revista online Espaço Aberto, da USP, Cinderela M F Caldeira; outro tem como fonte o site Sua Pesquisa.com. Também apresentamos uma relação de fatos e datas importantes relacionados às mulheres no Brasil, de 1822 a 1998, e que tem como fonte o site IBGE teen. O Blog deseja a todas as mulheres um Feliz Dia da Mulher e, boa leitura!

Secretário da educação, Arthur Correa, visita escola

Conforme havia agendado anteriormente, o secretário da educação, sr. Arthur Correa, visitou ontem à tarde o João da Silva acompanhado por técnicos da SME. Na oportunidade nosso diretor, professor Ricardo, apresentou ao secretário e equipe as reivindicações da escola. O secretário garantiu que todos os pedidos serão atendidos. Na lista de demandas estão, por exemplo, a construção de três salas de aula, de sala para os professores, a cobertura do pátio, reforma da cozinha e refeitório, reforma do banheiro dos alunos, colocação de forro nas salas que ainda não têm, drenagem do pátio para evitar alagamentos, construção de laboratório de informática, entre outras. Mas a notícia mais importante foi que ele se comprometeu também com a construção de um ginásio de esportes coberto. O secretário afirmou ainda que irá determinar a instalação de rede de Internet na escola o mais breve possível. Isso deixou toda a equipe da escola muito animada neste começo de gestão. Resta agora aguardar que todas essas promessas sejam cumpridas.

Professoras nomeadas para o Conselho Municipal de Educação

Através da portaria número 7, de 6 de março de 2009, o prefeito Fetter Jr. nomeou as professoras Marielda Barcelos Medeiros - conselheira titular do ensino médio e Alice Maria Szezepanski Montardo - conselheira suplente do ensino fundamental, como representantes do Sindicato dos Municipários de Pelotas - SIMP, junto ao Conselho Municipal de Educação.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Aulas devem começas no dia anunciado

O diretor da nossa escola, professor Ricardo Moreira, em audiência com o sub prefeito do Monte Bonito, sr. Manoel Garcia, foi informado de que a única ponte que era problema para o João da Silva já está liberada. O sub prefeito disse ainda que falta arrumar as estradas e "que só hoje (dia 5) chegou a patrola". Ele pretende começar imediatamente esse trabalho e, se o tempo permitir, conforme o que ele declarou, durante a semana que vem é possivel que as estradas já estejam em condições normais de tráfego. Sendo assim, informa o diretor, "creio que não teremos problemas em começar as aulas no dia 16."

terça-feira, 3 de março de 2009

Blog da EMEF João da Silva

O Blog da Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Silva Silveira, que ficará conhecido como Blog da EMEF João da Silva, é uma evolução natural do jornal ESPAÇO DO POVO. O jornal, que faz parte de um projeto experimental trabalhado nas aulas de língua portuguesa, é feito com a ajuda, principalmente, dos alunos de 7a e 8a séries. O jornal continuará a ser editado mas, durante todo o tempo, o Blog será o forum permanente de troca de informações com a comunidade escolar. Todos podem participar enviando para postagem notícias, poemas, receitas e etc, como no jornal Espaço do povo. O endereço para o envio das colaborações é escolajoaodasilva@gmail.com
Participe! envie colaborações e faça comentários. O Blog é da comunidade da EMEF João da Silva.

Transporte

Com o adiamento do início do ano letivo as empresas de ônibus que servem a zona rural ainda não estão oferecendo transporte nos horários habituais do período escolar. Na segunda-feira, por exemplo, o seletivo da empresa Bosenbecker deixou de circular no horário de costume, 7h20min, deixando vários professores e outros usuários da linha sem transporte.

Adiamento do inicio do ano letivo de 2009

Em virtude do péssimo estado em que se encontram as estradas de acesso às escolas rurais, o secretário de educação, Arthur Correa, decidiu pelo adiamento do início do ano letivo em todas as escolas rurais do município. A data programada, inicialmente, para o início das atividades do ano de 2009 é 16 de março. As escolas rurais que decidirem iniciar antes, o farão por sua conta e risco segundo a SME.

Posse dos novos diretores

Neste sábado, 28 de fevereiro, foram empossados os novos diretores das escolas municipais de Pelotas. O ato de posse ocorreu no saguão da Prefeitura com a presença do Secretário de Educação Arthur Correa e do prefeito Fetter Jr. Na oportunidade foi empossado o diretor da nossa escola, professor Ricardo da Silva Moreira . Fazem parte da nova direção da Escola João da Silva Silveira, como coordenadoras, as professoras Adriane Gerber, Regina Batista, Lucelia Sias Pereira e Maribel Moraes Felippe.